quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

UCSD - The Tower of Babel

Acredito que todo mundo conheça a história da Torre de Babel, pois é, o Campus da UCSD me faz lembrar dessa história, mas no sentido oposto, a Torre de Babel fez com que todos começassem a falar línguas diferentes, certo? Já a UCSD faz o contrário, faz com que falantes de diversos idiomas comuniquem-se em apenas uma língua: Inglês.

Circulando pelo campus e mesmo nas observações de aulas que tenho que fazer no meu curso, fico maravilhada com a diversidade existente aqui: Coreanos, Chineses, Japoneses, Hindus, Arabes, Brasileiros compartilham a mesma sala de aula usando o inglês pra se comunicar. Fica impossível, desse modo, negar a necessidade de se aprender a falar Inglês, que sem dúvida alguma, estabeleceu-se como língua franca.

Sei que aqueles mais radicais em relação ao imperialismo Americano, devem discordar e achar que essa é mais uma forma de dominação e imposição cultural e, é lógico, que compartilho alguns aspectos dessa visão, mas não dá pra negar que aprender inglês é a melhor forma de se comunicar com o mundo, pois Chineses estão na UCSD para fazer isso, Arabes estão aqui também por essa razão, então por que seria diferente com nós Brasileiros? Falarmos a mesma língua nos deixa aptos a expor melhor os nossos pontos de vista, a negociar melhor os nossos sentidos e significados.

 A UCSD parece tentar reconstruir essa torre, fazendo
todos se entenderem, se comunicarem e se sentirem iguais de certa forma. Muçulmanas com suas burcas, garotas asiáticos com seus estilos extravagantes, as americanas sem muito estilo e nós brasileiras, é claro, exibimos nossa cultura, nossas atitudes, mas somos todos aprendizes que, ao voltarmos pra casa, levaremos não só o conhecimento linguístico adquirido aqui, mas também o cultural.

Aprendemos a desconstruir estereótipos e a quebrar preconceitos sobre a cultura americana, além de também mostrar aos americanos um pouco da nossa cultura, para que o inverso também aconteça.
Eu sei que prometi escrever, mas não consigo tempo. A vida de estudante de intercâmbio não é fácil não. Acabou a minha aula agora, mas tenho que correr pra próxima. See you Kisses

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hi,folks! I`m in UCSC computer lab now. I`m enjoying my first day at the University. In the evening I`m going to buy a new notebook to post my pictures and write the news from San Diego. Have a look at this link http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/2011/janeiro/05_programa-de-intercambio-cultural-comeca-com-embarque-de-50-professores-para-os-eua.asp Bye!

domingo, 2 de janeiro de 2011

California here I go!!!

E por falar em ano novo, vou começar o meu com o pé direito, "garota eu vou pra California..."Isso mesmo, melhor presente impossível, ganhei uma bolsa de estudos do Centro Paula Souza, já planejava isso há algum tempo e agora ele se concretizou, dia 4 estou indo para a terra do Tio San, conhecer um pouco "The American Way of Life" visto pelas telas hollywoodianas apenas.
Amanhã o dia será corrido, vou terminar de arrumar as malas, tarefa árdua para mim, pois quero levar o meu guarda-roupa inteiro, então acredito que escreverei novamente só quando chegar em San Diego, CA.
See You there

HAPPY MMXI

Após aqueles deliciosos dias de festa e depois daquela gostosa preguiça do dia 1 de janeiro, enfim, o ano novo. Agora as promessas feitas precisam ser cumpridas, os projetos precisam ser planejados para que tornem-se realidade.
Felicidade e euforia por ter oportunidade de recomeçar, medo, angústia por não saber ao certo o que virá, os sentimentos se misturam e nos traz a certeza de que mais uma vez tivemos a oportunidade de recomeçar, de consertar os erros do ano que passou, de concluir os projetos inacabados, de nos tornamos melhores como seres humanos.
E é isso que desejo para 2011, me tornar uma ser humano melhor, mais consciênte do meu papel social e da minha responsabilidade para tornar o mundo em que vivo melhor.